O antispam é uma solução de segurança indispensável para empresas. Afinal, a grande maioria dos ataques cibernéticos acontece atualmente por e-mail. Segundo um relatório de segurança da Verizon, de cada 10 tentativas de infecção utilizando malware, nove delas acontecem via e-mail.
Além da questão da segurança, há ainda o fator importante de produtividade. Ao receber muito lixo eletrônico na caixa postal, os colaboradores das empresas geralmente perdem o foco e gastam energia com uma tarefa desnecessária. De acordo com um levantamento da Cisco, cerca de 80% dos e-mails recebidos trata-se de lixo eletrônico. Esse grande volume de mensagens prejudica a produtividade e deixa as empresas mais vulneráveis a ameaças.
Portanto, as organizações de todos os tamanhos agora devem contar com uma solução de segurança de e-mail completa, que seja capaz de combater diferentes tipos de ameaças e ataques, e não apenas spam. Neste artigo, vamos explicar quais são as melhores soluções antispam, antiphishing e antimalware disponíveis atualmente.
A importância de usar um antispam para aumentar a segurança
O termo antispam é usado para se referir a um software ou a processos de detecção e análise que tem como objetivo bloquear spam (ou mensagens indesejadas).
Em um passado distante, o spam era apenas uma simples mensagem indesejada trazendo uma oferta de produto ou serviço real. Portanto, o seu impacto nos negócios e na rotina de trabalho era mínimo.
Porém, o spam deixou de ser apenas uma mensagem chata para se transformar em uma ameaça sofisticada, capaz de trazer grandes prejuízos para as empresas. Portanto, o que a princípio seria um e-mail despretensioso pode esconder um golpe de phishing ou um malware que tem como propósito roubar informações ou sequestrar máquinas.
Vale observar que um e-mail malicioso pode manchar a imagem de sua marca e trazer sérios prejuízos financeiros. Segundo o relatório Cost of Data Breach, da IBM, os vazamentos de dados afetam diretamente a reputação das empresas, prejudicando as marcas e impactando a aquisição e a retenção de
clientes.
A melhor maneira de lidar com um grande volume de e-mails indesejados é usando técnicas de filtragem e análise. Os softwares antispam usam filtros baseados em algoritmos e métodos heurísticos para determinar o que é spam, tanto em e-mails de entrada quanto de saída.
Nós podemos dividir o processo de detecção e análise antispam em dois grupos:
Antispam para usuários finais: Ações que os usuários finais podem tomar para evitar spam. Por exemplo, não cadastrar o seu endereço de e-mail em sites suspeitos, não ter nenhum tipo de interação com mensagens suspeitas e reportar spams para o seu provedor de e-mails.
Antispam para administradores de e-mails: Ações que especialistas podem tomar para combater spams. Por exemplo: uso de whitelists, blacklists, mecanismos de autenticação (como DMARC), Inteligência Artificial e filtros de URLs.
A boa notícia é que muitos desses mecanismos de proteção e segurança fazem parte de um software de antispam, o que facilita a vida dos especialistas e também das empresas.
Diferentes tipos de filtragem de spam
Lista negra (Blacklist)
Filtro baseado em lista. Esse é um método popular no qual a empresa adiciona IPs e endereços de e-mail para bloquear mensagens de remetentes específicos.
Domain Name System-based Blackhole List (DNSBL) e Real-time Blackhole List (RBL)
Métodos também baseados em listas, nos quais terceiros mantêm listas atualizadas de remetentes identificados como spammers.
Lista negra de URLs, ou URL Blacklist
Funciona como a DNSBL e a RBL, mas para URLs maliciosas.
Lista branca, ou Whitelist
Funciona como o oposto da Blacklist, permitindo que a sua organização especifique bons remetentes.
Greylist
Rejeita temporariamente o e-mail de um remetente não identificado, com base no fato de que, em geral, os spammers não tentam enviar o seu lixo eletrônico duas vezes.
Filtro de palavras
É um filtro baseado em conteúdo. Basicamente, a sua organização define palavras específicas e o software bloqueia qualquer e-mail que as contenha.
Análise Heurística
Usa uma combinação de algoritmos e recursos para identificar spams com base em pontuação. Na prática, analisa partes diferentes de um e-mail, como cabeçalhos e conteúdo. Se o e-mail receber
uma pontuação determinada ou superior, será bloqueado.
Análise Bayesiana
Tipo de filtragem heurística baseado em estatísticas e ocorrências, com recursos de Inteligência Artificial. O software pode aprender com os seus usuários e bloquear spams para aumentar a proteção de e-mail.
Solução antispam para empresas de qualquer porte
O Gatefy Email Security (GES) é uma solução que protege a sua empresa contra diferentes tipos de ameaças de e-mail, como spam, phishing, ransomware, vírus, BEC (Business Email Compromise) e engenharia social.
A solução da Gatefy é compatível com vários provedores de e-mail, como Office 365, G Suite, Exchange e Zimbra. Na prática, ele adiciona uma camada avançada de proteção a sua linha de defesa, oferecendo um ótimo custo-benefício. Inclusive, em termos de preço, já que muitos concorrentes cobram em dólar.
Por se tratar de uma ferramenta de segurança e proteção de dados, a solução de antispam e antiphishing da Gatefy ajuda ainda a sua empresa a estar em conformidade com leis e regulamentações, como é o caso da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
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