As empresas que contam com tecnologias de ponta têm muito mais condições para se manter competitivas no mercado. Portanto, se você puder implementar serviços de TI gerenciados eficazes e acompanhar as tendências mais recentes, estará em uma boa posição para competir entre empresas de qualquer tamanho.
As empresas enfrentam imensa pressão graças, em grande parte, às mudanças tecnológicas e às forças regulatórias do mercado. Por conta disso, cada vez mais empresas recorrem aos serviços de TI gerenciados para atender às suas necessidades. Contratando esse formato de serviço garante que os seus sistemas estejam sempre funcionando sem problemas e com monitoramento e manutenção vigilantes.
Neste artigo, vamos explicar o que são os serviços gerenciados de TI, como eles funcionam e quais são as novas tendências disponíveis no mercado.
O que são serviços de TI gerenciados?
Os serviços gerenciados de TI são fornecidos por empresas especializadas que executam funções exclusivas de gerenciamento de TI em nome de outra empresa. Chamadas de Provedores de Serviços Gerenciados (MSPs), elas geralmente fornecem serviços de segurança cibernética por uma fração do custo de uma equipe local. Além disso, oferecem uma gama variada de serviços, como monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana, suporte sob demanda, segurança e backup de dados.
Os serviços de TI gerenciados se tornaram rapidamente uma das práticas mais populares entre os serviços de segurança cibernética, principalmente entre pequenas e médias empresas. Muitas vezes, essas organizações não dispõem de recursos para contar com uma equipe técnica especializada em segurança. Portanto, elas dependem continuamente de prestadores de serviços gerenciados para lidar com processos e operações + complexas, sendo que essas empresas também focam na melhoria da segurança cibernética, entregando resultados mais eficientes.
De acordo com um levantamento da TechTarget sobre as prioridades de TI atuais, cada vez mais empresas buscam a ajuda de provedores de serviços gerenciados. Segundo a pesquisa, cerca de 86% delas disseram que querem trabalhar com um MSP no próximo ano, acima dos 75% em 2021. Entre os suportes mais procurados pelos parceiros, estão o gerenciamento de segurança/risco, seguido por serviços de datacenter, nuvem, backup, monitoramento e desenvolvimento de software.
Portanto, verifica-se uma demanda crescente por serviços de TI gerenciados, impulsionada por fatores como:
- Pressão para se manter atualizado com os mais recentes avanços tecnológicos;
- Falta de conhecimento técnico e experiência entre a equipe interna das empresas;
- Aumento no número de ataques cibernéticos globalmente;
- Necessidade de atender a uma conformidade regulatória cada vez mais complexa;
- Custos mais baixos dos serviços gerenciados, além de maior eficiência e experiência em segurança de TI.
Como os serviços gerenciados contribuem para o aumento da segurança
Alguns dos principais benefícios da segurança cibernética gerenciada são os custos mensais estáveis e a oferta de serviços excepcionais. Afinal de contas, manter uma solução por conta própria é uma tarefa enorme, que envolve gerenciamento e atualização de equipamentos, contratação e treinamento de pessoal, implantação de novos sistemas e gerenciamento de segurança.
Além disso, a TI pode ser imprevisível no orçamento, especialmente se houver um ataque generalizado. Os serviços de TI gerenciados ajudam a estabilizar essas despesas porque são cobrados por um custo mensal fixo.
Os serviços gerenciados de segurança cibernética são eficazes no fornecimento de soluções para ameaças em tempo real. Esse modelo conta com o acompanhamento contínuo de especialistas, o que garante que as ferramentas funcionarão com uma configuração adequada, preços acessíveis e um máximo de desempenho.
Desse modo, os serviços gerenciados de TI ajudam a manter o seu negócio funcionando em um nível ideal. Eles garantem que as suas estações de trabalho, servidores e outros dispositivos estejam operando com a máxima proficiência, o que também implica em economia da tempo e dinheiro.
Além disso, esses serviços contribuem para reduzir o tempo de inatividade e a frustração dos funcionários, que podem se dedicar a tarefas mais voltadas para a própria finalidade do negócio. Desse modo, eles podem fazer o que gostam e se sentem preparados para realizar, em vez de ter que lidar com problemas de TI os quais não saibam ou não tenham competência para resolver.
Novas tendências em serviços gerenciados de TI
Com mercados em constante evolução, os provedores de serviços de segurança cibernética devem estar cientes das tendências em constante mudança. A seguir, você encontra uma lista com as novas tendências de serviços de TI gerenciados disponíveis no mercado.
Tecnologia emergente
Novos avanços como a Internet das Coisas (IoT) e blockchain criaram mais necessidade de serviços de TI gerenciados. As organizações precisam contratar e treinar especialistas com um conjunto de habilidades completo e em evolução sobre essas tecnologias.
Aumento do crime cibernético
O aumento do número de ciberataques levou muitas empresas a se concentrarem cada vez mais na segurança. Porém, devido à crescente lacuna de habilidades de segurança e à crescente necessidade de profissionais especializados, muitas vezes as empresas não dispõem dos recursos necessários para garantir bons resultados. Até porque os profissionais do setor precisam agora gerenciar dezenas de ferramentas, o que aumenta a complexidade de TI e dificulta a gestão de segurança.
Crescimento do modelo de assinatura
Com a crescente transição para modelos baseados em assinatura e a nuvem para hospedá-los, os provedores de serviços de TI gerenciados podem fornecer modelos de preços por assinatura diferenciados para atender a necessidades específicas. As soluções de Software-as-a-Service (SaaS), Backup-as-a-Service (BaaS) e Firewall-as-a-Service (FaaS) são bons exemplos disso.
Diferentes tipos de serviços gerenciados de TI
Existem muitos tipos de serviços de TI gerenciados que são terceirizados. Alguns exemplos são hospedagem e computação em nuvem. Mas existem vários outros serviços, tais como:
Serviços de segurança cibernética
Uma função primária dos provedores de serviços gerenciados é a proteção das empresas contra-ataques cibernéticos. Os provedores de serviços de cibersegurança também fornecem atualizações regulares de software, patches e outras manutenções de rotina e uma série de serviços adicionais gerenciados de segurança cibernética.
Por exemplo, o Firewall as a Service (FWaaS) se mostra uma ótima opção para empresas que desejam ter acesso a um serviço especializado, eficiente e acessível de segurança. Também chamado de Outsourcing de Firewall, ele engloba desde o fornecimento do equipamento e sua configuração até o monitoramento da saúde dele, bem como a atualização das versões e a resolução de incompatibilidades.
Backup e disaster recovery
Os serviços de TI gerenciados ajudam a garantir integridade e segurança com proteção de dados. Uma empresa de serviços de segurança cibernética adequada garantirá que os backups sejam bem configurados e que a recuperação de dados seja acessível em caso de emergência.
Uma solução de backup e disaster recovery está integrada com recursos abrangentes de segurança cibernética. Ela permite uma recuperação rápida e confiável de seus aplicativos, sistemas e dados em qualquer dispositivo, diante de qualquer incidente.
Auditorias e compliance
Compliance pode ser um fator de stress significativo para as empresas, especialmente nas áreas médica e financeira. Os serviços de TI gerenciados tendem a se especializar em questões de conformidade e podem dedicar recursos para se adaptar às mudanças rapidamente. Atualmente, as leis de proteção de dados, como a LGPD, estão cada vez mais rigorosas. Nesse cenário, é fundamental que as empresas possam se manter em conformidade com as normas sobre dados confidenciais dos clientes, informações de pagamento, entre outros.
Monitoramento de sistema e rede
O monitoramento de ameaças é uma tarefa imensa para as empresas, que precisam manter vigilância 24 horas para garantir a segurança. Com os serviços gerenciados, elas podem contar com a expertise de profissionais especializados e se concentrar em outros aspectos essenciais de seu setor.
Gerenciamento e design do sistema
Os serviços de TI gerenciados entendem os requisitos exclusivos de cada empresa e otimizam seu sistema para atender aos objetivos. Além disso, eles monitoram as novas tendências tecnológicas para garantir que você fique à frente da concorrência.
Relatórios e análises
os provedores de serviços de TI gerenciados também fornecem análises e relatórios constantes para você. Além disso, um provedor de serviços pode fazer uma avaliação mais imparcial e realista das atividades digitais de sua empresa, em busca de otimizar os resultados.
Para encontrar a proteção mais adequada para a sua empresa, é importante contar com a ajuda de um serviço qualificado e especializado em Segurança da Informação. A AIM7 tem como principal objetivo oferecer soluções de Segurança da Informação para empresas preocupadas em ter uma proteção de dados efetiva. Conte com o nosso time altamente capacitado para entregar os melhores serviços e garantir o correto funcionamento das soluções no ambiente de rede da sua empresa.