segunda-feira, 29 de agosto de 2016

COMO TER UMA ÓTIMA GESTÃO DE FIREWALL INVESTINDO POUCO




Segurança da informação é segurança do negócio. Essa afirmativa resume a importância de que as empresas, independentemente do tamanho, invistam em recursos que impeçam que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham informações sigilosas da organização.

O firewall, por exemplo, constitui um dos principais recursos de que uma empresa pode dispor para orientação de suas ações de segurança. Sua principal função é bloquear ou liberar o tráfego de dados, tanto de dentro da rede para a internet como no caminho inverso. O que pode ou não trafegar é definido pelo administrador de redes por meio de um conjunto de regras. Por ser a primeira camada de proteção, uma solução de firewall pode conter recursos e funções adicionais, com o intuito de aumentar a eficiência e a eficácia dos controles exigidos. Como exemplos desses recursos, podemos citar antivírus de borda, antispam, filtro de conteúdo, filtro de aplicações, dentre outros. Ou seja, é no firewall que deve se concentrar as principais medidas de segurança afim de evitar acessos indevidos de qualquer natureza. Desde que esteja bem configurado, o firewall identifica todos os tipos de conexões, sejam elas tentativas de invasões e/ou acessos a sites que não condizem com a natureza da empresa e exibe os resultados através de relatórios diversos. Por esse motivo, é fundamental que sua configuração e gestão sejam feitas de maneira correta, preferencialmente por profissionais qualificados, que possam garantir o nível adequado de segurança do ambiente e tomar medidas proativas quando for necessário.

Nesta perspectiva, a necessidade de investir em uma equipe técnica capacitada para implementar e gerenciar com eficiência um firewall começa a ser percebida, sobretudo por pequenas e médias emoresas, no momento em que surge a necessidade de elevar o gerenciamento proativo e constante do equipamento. Porém, como nem todas possuem equipe de TI, e os custos com treinamentos e certificações anuais normalmente são altos, terceirizar essa função tem sido o caminho mais fácil, rápido e econômico para grande parte das companhias.

Para viabilizar a adesão de todas as organizações a serviços de gestão de TI eficazes e com preços justos, a AIM7 oferece pacotes de gestão personalizados de acordo com as necessidades e tamanho das organizações. Independentemente do porte, com os pacotes de gestão de firewall pensados pela AIM7, o cliente pode experimentar os benefícios de ter técnicos com alto nível de conhecimento controlando efetivamente o que entra e sai através da rede e monitorando continuamente o ambiente, a fim de detectar previamente a presença ou ação de agentes externos (hackers) e garantir a redução nos índices de indisponibilidade e consequentemente a continuidade operacional da empresa. Tudo isso com o cumprimento de SLA garantido em contrato.


Sobre o Autor

Nice Lima, formada em sistemas de informação, Gerente de Contas na AIM7, desenvolvendo competências de soluções em nuvem e mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário